quinta-feira, 23 de abril de 2009

Blog do Protógenes

Caros colegas, adicionamos hoje aos nossos links o blog do delegado federal Protógenes Queiroz, que dispensa apresentações. O Blog do Protógenes é uma excelente opção de leitura (e interação!) para os que, como eu, estão indignados com a inversão de valores no poder público deste país, envolto em escândalos, impunidade e corrupção.

Barraco no STF




O ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, ao responder à crítica em tom autoritário do presidente do STF, Gilmar Mendes, externou a opinião de muitos brasileiros. E não são percepções somente de leigos, não. Olhem o que disse o jurista Dalmo Dallari, em entrevista ao site Terra:


Dallari: Mendes pratica "coronelismo" no Supremo
O jurista Dalmo Dallari compara a uma "briga de moleques de rua" a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa. Mas analisa que "naturalmente", a responsabilidade maior é do presidente Gilmar Mendes:

- A culpa é grande do presidente Gilmar Mendes, é um exibicionismo exagerado, a busca dos holofotes, a busca da imprensa. Além da vocação autoritária do ministro Gilmar Mendes, que não é novidade. Ele realmente pratica no Supremo o coronelismo e isso é absolutamente errado. Mas o erro maior está neste excesso de vedetismo, excesso de publicidade.

Os ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa protagonizaram na sessão plenária desta quarta-feira, 22, um bate-boca. Barbosa criticou Mendes por "destruir a imagem do Judiciário no País". Mendes pediu respeito, e Barbosa exigiu o mesmo, dizendo não ser um de seus "capangas no Mato Grosso".

Dallari conhece pessoalmente muitos ministros do STF. Foi professor de Ricardo Lewandowski, deu aulas a Carmen Lúcia Antunes Rocha e orientou Eros Grau. É "muito ligado por atividades jurídicas ao ministro Carlos Ayres Britto", como conta nesta entrevista* a seguir.

* link para a entrevista: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3720594-EI6578,00-Dallari+Mendes+pratica+coronelismo+no+Supremo.html