sexta-feira, 13 de março de 2009

Ciência Oculta - 13/03/2009

Professora Cecilia Aires.
-
No período de transição entre a Idade Média e a Moderna, do século XIV ao século XV, é observada a influência das chamadas “ciências ocultas”, o que bem mais tarde seria conhecida como Criminologia.
As ciências ocultas eram a Astrologia (prenuncio a Astronomia), a Oftalmoscopia, a Metoposcopia, a Quiromancia, a Fisiognomia e Demonologia.

• Astrologia (prenunciando a Astronomia): estudar e definir o destino e o comportamento do homem pela movimentação das constelações localizadas na faixa do Zodiaco.

• Oftalmoscopia: objetivava estabelecer o caráter do homem pelo exame da parte interior do olho. Foi a precursora da Oftalmologia.

• Metoposcopia: procura determinar o caráter do individuo pela observação das rugas ou carquilha (rugas ressecadas) da pele do rosto.

• Quiromancia: exame das linhas das mãos. Estuda o presente, o passado e o futuro.

• Fisiognomonia: tenta-se conhecer o caráter da pessoa pelo exame dos traços fisionômicos e da conformação craniana. al ciência segundo Drapkin nasceu na idade medieval como o físico Juan Batista Della Porta, tendo o condão de reunir todas as ciências ocultas numa só pseudo-ciência. Teve papel de destaque e propiciou o aparecimento da Frenologia no século XIX. Por força de tal contribuição científica ou quase, recorda Drapkin que em Nápoles, o Marquês de Moscardi decidia em última instância os processos que a ele chegavam e declinava a qual sentença examinada a face e a cabeça do delinqüente. Enquanto que a fisiognomia estuda o caráter humano a partir dos traços fisionômicos do rosto, os frenólogos se preocupavam com o estudo da configuração craniana, ou seja, da cabeça indo além da sua fisionomia.

• Demologia: que estudava os demônios e os indivíduos supostamente possuídos por estes, o que veio a facilitar e permitiu o florescimento de todas as Inquisições. Muito mais tarde, tal estudo propiciou o aparecimento da Psiquiatria. Considerava-se como possuídos pelos demônios, os loucos e os portadores de alienação mental que eram sistematicamente caçados e encarcerados, quando não sacrificados por terríveis Tribunais de Inquisição espalhados pelo mundo europeu católico.Com a desculpa de expulsar o demônio de tais corpos insanos, cometia-se as mais tenebrosas torturas e, não raro eram queimados vivos na fogueira. O mau comportamento humano era interpretado como um morbus diabolicus, uma enfermidade diabólica, e só o fogo poderia purificar tais almas atormentadas. Baudelaire fez um famoso aviso:”o mais atual ardil do Diabo consiste em fazer crer a todos que ele não existe”.

Até hoje, tanto a Demologia como a Astrologia como a própria Fisiognomia tem se preocupado ainda nos tempos atuais, em co-relacionar a aparência externa das pessoas com sua conduta íntima. Tal observação foi objeto de várias pesquisas entre elas a do abade Jean Gaspar Lavater(1741-1801) onde ressaltava que “homens de maldade natural” ou de pendor cruel em muito parecidos com o tipo delineado por Lombroso e chamado de criminoso lato.

Nenhum comentário: