segunda-feira, 3 de março de 2008

Por que nós somos um?


Senhoras e senhores,
A sobrevivência é instintiva, todos os seres vivos lutam para sobreviver. É uma característica nata, nasce com o indivíduo.
Tais característica também se desenvolve na sociedade, pois a medida em que permanecemos unidos as chances de longividade aumentam. Grandes empresas com gestões sofisticadas entendem este mecanismo.
Elas montam um grande plano gerencial para atuarem nesta área. Responsabilidade Social e Ambiental é o nome dado a esse recurso pelo administradores.
Elas, as empresas, montam fundações privadas para melhor canalizar os recursos em setores como cultura, educação, desporto etc... É sabido que grande parte destes recursos voltam em forma de créditos fiscais para a coorporação (O Estado subsidiando áreas em que poderia estar atuando por si só).
O meio ambiente também é uma fatia do bolo que as empresas estão descobrindo. A certificação do Programa Carbon Free é uma forma de diferenciar no mercado e valorar a marca.
A rentabilidade financeira está na mesa do jogo dos negócios e da sobrevivência, seja ela do planeta ou da empresa. Mais e mais consumidores e investidores olham para os serviços prestados ao meio ambiente e à sociedade antes de decidir adquirir o produto ou serviço oferecido.
Certificações e selos são variáveis que auxiliam a decisão de compra ou investimento, bem como papel que o empreendimento exerce no seu meio ou mercado geográfico. A postura ética é fundamental.
Deixando de lado as intenções, certo é que as elas estão se mobilizando na responsabilidade e devolvendo para sociedade em forma de "benfeitorias" parte dos exorbitantes lucros que elas obtoveram ao longo dos anos.
As ações ainda são insuficientes e muitíssimo localizadas, mas a tendência é de alta, ou melhor, outras empresas despertam para estas ações e multiplicam suas atuações para outros ramos de carência social em outros estados da federação.
Um grande abraço,
Renato Santiago
Renato Santiago é Publicitário e tenta entender como as coisas realmente funcionam. Até hoje não conseguiu.
Qualquer dúvida ou sugestão escreva para: rensantiago@gmail.com ou então acesse seu blog.

Um comentário:

Sandy Sousa disse...

Seja bem-vindo, senhor Renato!!!