sábado, 29 de março de 2008

Iniciação à Pesquisa


A Iniciação Científica é uma atividade voltada aos alunos de graduação com o objetivo de colocar o estudante desde cedo em contato direto com a atividade científica e com a pesquisa acadêmica. É também um instrumento de formação, que possibilita ao aluno a compreensão das formas, dos tipos e métodos da produção e divulgação do conhecimento científico e a compreensão do desenvolvimento das etapas de um projeto de pesquisa.

Para os interessados em fazer Iniciação Científica, o primeiro passo é identificar a Área de Pesquisa correspondente ao seu curso e ao seu tema de interesse e encontrar um orientador habilitado. É importante também que o aluno tenha tempo para se dedicar às atividades acadêmicas e de pesquisa e verificar se há disponibilidade de horário de trabalho em comum com o orientador, para elaborarem juntos um Plano de Atividades.

Com o plano em mãos, aprovado pelo orientador, procurar a Coordenação de Iniciação Científica e preencher o Cadastro do Aluno de Iniciação Científica. Seu artigo será divulgado publicamente (na Jornada de Iniciação Científica da UNIVERSO). O aluno também pode pleitear uma bolsa científica através do CNPQ como subsídio para sustentar o seu trabalho.

Nenhum comentário: